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julho 2021

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JORNAL DA UNEAFRO BRASIL

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NÚMERO 21 | JULHO DE 2021

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A Cadeira da Juventude Negra é do Movimento Negro!

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Phelipe Nunes e Stephanie Felicio durante a gravação do vídeo da campanha para o CMDJ Foto: Thiago Fernandes

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Nos dias 17 e 18 de julho, São Paulo realizou a votação dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude (CMDJ), espaço de elaboração e discussão de políticas públicas voltada às juventudes da capital Paulista. Ao todo, foram 21 cadeiras eleitas para temas como educação, trabalho, emprego e geração de renda, esporte e lazer, entre outros. Para a cadeira de Juventude Negra, Phelipe da Silva Nunes, 18 anos, e Stephanie Felicio da Silva, de 21, se candidataram a titular e suplente, e venceram a disputa como representantes da Uneafro Brasil, organização que integra o Movimento Negro Brasileiro.

 Os 964 votos recebidos pela juventude paulista tornaram possível à juventude da periferia ocupar um espaço de tomada de decisão, levando demandas dos jovens negros, construindo propostas de políticas públicas a partir do olhar e da realidade dos coletivos. Todo o programa da dupla é fundamentado no trabalho de base realizado em territórios periféricos pela juventude da Uneafro e, em especial, pelos representantes inscritos.

 Entre as principais demandas dos representantes, está o conjunto de ações para o enfrentamento ao extermínio da juventude negra e periférica, como o fim da violência policial, a discussão, divulgação e implementação da lei 10.639/03, que orienta sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, no município de São Paulo; a permanência de cotas raciais e de outras políticas afirmativas para a população negra; a manutenção e ampliação das redes de cursinhos pré-vestibulares e comunitários, principalmente nos territórios periféricos e a promoção das garantias de continuidade e eficiência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que completou 31 anos na última terça (13/07), visando as especificidades das crianças e dos jovens negros de São Paulo.

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Phelipe da Silva Nunes, 18 anos, morador da Cidade Kemel e atuante da Uneafro Brasil, desde 2019, através do Núcleo XI de Agosto.  Foto: Thiago Fernandes

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“A cadeira de Juventude Negra precisa ser do movimento negro, esse é o nosso lema. Esse é um lugar de representatividade. Portanto, quem ocupá-lo precisa estar atento às demandas da sociedade. Ninguém melhor que o movimento negro organizado para isso. O que queremos é reverter o significado do termo representatividade que, hoje, nos espaços de tomada de decisão, é usado indevidamente por alguns grupos políticos em prol do apagamento das construções coletivas”, afirma Phelipe da Silva Nunes que, desde 2019, atua na Uneafro Brasil, na região do Itaim Paulista.

 Durante a pandemia, ele tem atuado na assistência dos moradores da região e entorno, mapeando necessidades da comunidade e distribuindo cestas básicas, materiais de higiene e limpeza. Também em denúncia ao racismo ambiental e à produção de alimentos com agrotóxicos, passou a representar o projeto de Hortas Comunitárias da Uneafro Brasil, idealizado pelo Núcleo Ambiental, no extremo da zona leste.

 

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A suplência é representada por Stephanie Felicio da Silva, 21 anos, estudante desde 2016 e coordenadora do Núcleo Uneafro – Dona Nazinha, em Sapopemba, desde 2019. Foto: Caio Chagas

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“É por tudo isso e por nossos e nossas jovens da periferia de São Paulo que pleiteamos essa cadeira. Queremos ocupar esse espaço para alimentar a esperança e a vida das juventudes pretas, dos coletivos, das comunidades e, principalmente, no trabalho aquilombado da Uneafro, que se propõe todos os dias a constituir base e futuro, como fizeram nossos ancestrais”, afirma Stephanie Felicio da Silva, estudante dos cursinhos da Uneafro desde 2016 e, desde 2019, coordenadora do Núcleo Uneafro Dona Nazinha, em Sapopemba. Também é articuladora da Rede LiteraSampa, na Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos, pertencente ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Sapopemba. Também é educanda no projeto Observatório Ecos & Reflexos e integrante do Coletivo Mangueiras, que promove a discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos.

 Segundo o Atlas da Juventude, nas duas últimas décadas, o Brasil foi lar de quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos (¼ da população) – faixa etária dos eleitores do CMDJ -, a maior geração de jovens que o Brasil já teve. Mas, a partir deste ano, o país verá essa população reduzir, podendo chegar ao fim do século reduzida quase à metade de sua magnitude atual. Em 2060, um em cada quatro brasileiros terão 60 anos ou mais.

 Segundo os pesquisadores, é urgente a criação de oportunidades para qualificar os jovens e garantir que eles tenham pleno desenvolvimento. Vale destacar que a pesquisa aponta para as diversas desigualdades vividas pelo jovem negro no mercado de trabalho, escolaridade, entre outros obstáculos impostos para esses jovens. De cada cinco trabalhadores informais, por exemplo, 4 são negros. Ainda conforme o Atlas da Juventude, existe mais consciência política e um sentimento de forte exclusão e de preconceitos dirigidos aos jovens periféricos, pobres e negros.

 Também com a atribuição de garantir direitos, o CMDJ é fundamental para garantir a integridade do setor público para com os jovens negros, guardiões e guardiãs de um novo futuro e que assim também façam pelas políticas públicas. O CMDJ é um espaço onde a juventude pode praticar sua participação política e exercer a democracia. Quando se tornam conselheiros municipais, passam a discutir as temáticas que dizem respeito às juventudes e seus direitos, além da elaboração e fiscalização de políticas públicas para os jovens negros.

 Agradecemos a cada pessoa que votou e ajudou a levar a juventude negra para dentro das discussões políticas da capital paulista. Seguimos em luta.

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Autocuidado e resgate da ancestralidade: Os dilemas do Núcleo Obará no cuidado da saúde mental da população negra

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Por: Caio Chagas

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Cátia Cipriano realizando seus atendimentos no Núcleo Obará Foto: Thiago Fernandes

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Em todo o mundo, aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, segundo a Organização Mundial da Saúde. O mesmo relatório, feito em 2020, aponta que, a cada 40 segundos, alguma pessoa é vítima de suicídio. No Brasil, 11,5 milhões de pessoas têm o diagnóstico de depressão, e 18,6 milhões têm transtorno de ansiedade. Em meio à pandemia, a juventude negra segue sendo a mais afetada no quesito saúde mental. O levantamento feito pela Escola Livre de Redução de Danos apontou que a vulnerabilidade com relação à renda é o principal fator ligado ao aumento no consumo de drogas entre a população preta e parda. Iniciativas da sociedade civil têm se organizado para mudar essa realidade e levar cuidado e assistência a uma parcela da população que não tem acesso a um cuidado essencial.

O Núcleo Obará surgiu em maio de 2019 a partir da necessidade de um projeto de escuta e cuidado voltado à população negra e militantes da Uneafro Brasil. A partir daí, se pensou nesse espaço de desenvolvimento do corpo, da mente e da alma, com base na Política Nacional de Práticas de Saúde Integrativas e Complementares, utilizando recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. No Núcleo, são oferecidas terapias como o reiki, a radiestesia e a massagem ayurvédica e tarot, além da psicoterapia.

Para Cátia Cipriano, psicóloga, militante da Uneafro Brasil e fundadora do Núcleo Obará, o racismo afeta diretamente a saúde mental das pessoas negras. “O impacto do racismo na saúde mental tem muitas nuances, de diversas formas ela apresenta sentimentos de inferioridade, de não pertencimento, não se identifica com sua identidade e essas questões com a autoestima e autoconfiança, gerando uma fragilidade emocional. Pode, a partir desses sentimentos, criar reações de autopunição, depressão, ansiedade”. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2018, o suicídio era a terceira principal causa de morte entre os jovens brasileiros, sendo 45% maior entre as pessoas negras. “Se o adoecimento psíquico afeta o povo negro, essa dor psicológica, mesmo na militância, pode não ser ressignificada para muitos de nós, a militância pode fortalecer o oprimido, mas, às vezes, é necessário apoio profissional para a superação desse trauma”, reforça Cátia sobre o papel dos movimentos sociais no enfrentamento ao racismo estrutural.

Com um direcionamento aos militantes do movimento negro e periférico, o Núcleo Obará aparece como um espaço de acolhimento e de escuta para as dores psíquicas e emocionais, e os cuidados para o corpo físico, “que também somatiza e acumula tensões e reações de dor e sofrimento psíquico. O cuidado com as terapias holísticas tem esse intuito de compreender que o corpo que sofreu todas as violências pode ser cuidado a partir de uma troca de cuidado energético e com afeto”, afirma a psicóloga. Historicamente, a população negra foi vítima das políticas higienistas que promoveram a manicomialização e a vinculação de tradições ancestrais à loucura e à criminalidade. O espaço do Núcleo Obará potencializa também o resgate da ancestralidade e apresenta tradições de cura do povo negro. “Estamos criando no Obará uma nova forma de integrar, de unir e aquilombar para poder cuidarmos uns dos outros de forma segura, criativa e dinâmica, trazendo uma nova forma de cuidar e curar com afeto dos nossos iguais”, finaliza Cipriano.

 

Terapias complementares

As práticas oferecidas atualmente pelo Núcleo Obará são atendimentos de psicoterapia individual, grupos de meditação guiada, reiki, radiestesia, tarô e massagem ayurvédica que está suspensa temporariamente devido à pandemia. Em meio ao isolamento social, todos os atendimentos são feitos online. Juliana Santana realiza atendimentos de reiki e radiestesia. Para ela, as terapias holísticas ajudam no tratamento de quadros de ansiedade e depressão. “O terapeuta emana energia, encontra qual é o ponto que está em defasagem e modifica essa energia, costumamos transmutar essa energia parada que está consumindo a pessoa”, apresenta Juliana. “O reiki e a radiestesia são terapias energéticas que têm o intuito de tratar o campo da energia metafísica, porque tratamos diretamente com a mente, e não podemos separar a mente da energia”, conclui.

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Juliana Santana apresentando as práticas das terapias holísticas Foto: Thiago Fernandes

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Para Amanda Buma, estudante de naturologia e massoterapeuta ayurveda no Núcleo, as práticas oferecidas atuam também na cura física das enfermidades, “adoecimento psíquico, principalmente por ansiedade e depressão, tem sua morfologia e suas relações químicas. Entendendo isso e entendendo que dentro de nós existe um potencial de cura, vemos nas práticas holísticas uma terapia que influencia tanto a parte física e química do nosso ser, assim como movimenta a nossa energia e as nossas emoções, promovendo saúde, e essa organização auxilia nos tratamentos psicoterapêuticos e psiquiátricos”. A jovem ainda reforça o potencial transformador da massoterapia. “A massagem ayurvédica é uma das técnicas da milenar medicina indiana, ela significa conhecimento da vida ou ciência da vida, ou seja, ciência que busca a longevidade. A massagem promove o equilíbrio eletroquímico entre corpo, mente e energia. Reduz sintomas depressivos ou de bloqueios emocionais, realinha a postura e previne doenças respiratórias, além de fornecer um relaxamento e harmonizar os chacras”, pontua.

Assim como Juliana e Amanda, Luana Rodrigues da Silva começou na Uneafro Brasil como aluna e, hoje, é terapeuta do Núcleo Obará. “Para mim, estar nesse lugar de terapeuta tem sido algo muito especial, ter sido cuidada com terapias, meditações e massagens ayurvédicas em um momento em que eu não estava bem emocionalmente, me tornou uma mulher forte e destemida, deixando meus receios de lado para conseguir oferecer esses mesmos cuidados que tive para outras pessoas”. Luana, que é massoterapeuta ayurveda, aponta a importância de ações como a do Núcleo Obará de oferecerem cuidados para uma população que não tinha acesso às discussões de autocuidado. “A importância de um espaço como o Obará é proporcionar para as pessoas impossibilitadas de acessar tratamentos para o autocuidado como as massagens e terapias, fazendo com que elas tenham um tratamento digno para cuidar de seus problemas emocionais e físicos”.

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Ato celebra 31 anos do ECA em meio ao avanço do conservadorismo

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Por: Caio Chagas

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Manifestação em defesa dos 31 anos do ECA ocupou as escadarias do Theatro Municipal, em São Paulo

 

No dia 13 de julho, o ato ‘31 anos do ECA: Pela vida, por direitos e por vacina!’ ocupou a frente do Theatro Municipal de São Paulo aos gritos de “Criança e Adolescente, prioridade sempre!”. A mobilização reuniu ativistas do movimento da infância e juventude, parlamentares, conselheiros tutelares e imigrantes que relembraram os 31 anos de resistência do Estatuto e das lutas contra a redução da maioridade penal, das violações do PL 813/2019 e do PL 502/2007 que criminalizam a presença da juventude em bailes funk.

Durante o ato, Phelipe Nunes, Conselheiro Municipal de Direitos da Cadeira de Juventude Negra, reforçou a importância da data. “490 anos ficamos sem a proteção da lei, que a gente possa estar nos mesmos lugares, que a gente possa ocupar a política. Estar à frente de uma candidatura do CMDJ é poder defender as pautas discutidas dentro da Uneafro e do Movimento Negro”.

Para Erick Ovelha, covereador da mandata Quilombo Periférico, é imprescindível que tenhamos aqui o pensamento de que o conservadorismo vem avançando de maneira devastadora para o futuro de diversas crianças. “É importante pensar que o ECA foram direitos conquistados e adquiridos pela sociedade, então, é necessário estar aqui para garantir a liberdade da juventude preta conquistar aquilo que lhe é de direito”, afirmou.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA (Lei 8.069/90), foi fruto da Constituição Federal Brasileira em consonância à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, formando assim uma legislação que há 31 anos garante a defesa do compromisso do Estado e de toda a sociedade na garantia da proteção integral de crianças e adolescentes, que são entendidos como sujeitos de direitos.

“Para nós, o aniversário do ECA não é somente bater palmas para o estatuto, mas é de perceber que ele compõe uma agenda de democracia e de projeto político do país”, afirmou Fábio Paz, representante do Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade). “As políticas desenvolvidas por um governo como o atual inviabilizam ainda mais os direitos básicos da juventude das periferias e dos migrantes. A desigualdade tem cor, raça e CEP, e as crianças refugiadas vivem à margem de uma sociedade que não pensa nelas”, finalizou.

As mobilizações históricas dos movimentos populares de defesa das crianças e dos adolescentes possibilitaram a inclusão dos artigos 227 e 228 da Constituição Federal de 1988 que dispõem sobre as garantias de direitos da juventude, tendo a necessidade de fortalecer a rede de proteção e a prioridade no atendimento das crianças e adolescentes a partir da criação de políticas públicas e também da participação dos mesmos nas decisões sobre questões que permeiam suas existências. Segundo Néia Bueno, Coordenadora do Projeto Meninos e Meninas de Rua, é importante ocupar as ruas para fortalecer a legislação conquistada. “É sempre um eterno recomeço, a gente tem um presidente que fala que o estatuto tinha que ser jogado na latrina. Aqui, a gente tá clamando para que o estatuto seja aplicado em sua totalidade”.

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25 de julho –  Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

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 O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional Tereza de Benguela, 25 de julho, é um marco na luta por libertação das opressões raciais e de gênero, mas, sobretudo, é uma data em que mulheres negras, quilombolas e indígenas revivem suas ancestrais e multiplicam forças para continuar.

 Neste momento, a Uneafro Brasil, movimento construído por muitas mulheres negras que atuam em diversas frentes da sociedade, celebra essa data em luta pelo direito à vida, vacina, emprego, por respeito e contra o genocídio!

 Buscamos honrar as que vieram antes, fortalecer as de hoje e, assim, abrir caminhos para as meninas pretas que construirão o amanhã!

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Curso prepara população negra para seleções em pós-graduações nos Estados Unidos

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2115.jpg” title_text=”jid2115″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default” text_font_size=”17px” text_orientation=”justified”]

O curso “Negritude Brasileira no PhD” abrirá inscrições para sua segunda edição até o dia 2 de agosto. O curso tem como objetivo contribuir para a preparação de pessoas negras para a seleção em pós-graduações no exterior, formando, assim, quadros e lideranças negras brasileiras na academia. As vagas são limitadas e os detalhes do curso serão apresentados na próxima segunda (26), às 20h, em transmissão de lançamento da iniciativa, ao vivo, nas redes sociais da Uneafro Brasil. Conduzido por professores e doutorandos com vivência internacional, o curso consiste em ajudar os participantes a prepararem suas aplicações para programas de pós-graduação fora do país, com foco nos Estados Unidos – local onde muitos integrantes do projeto estão. Podem participar aqueles que tiverem interesse em fazer doutorado completo, doutorado sanduíche e/ou pós-doutorado no exterior, especialmente nos Estados Unidos.

 O curso está no seu segundo ano de execução e, após o sucesso de inscrições de 2020, quer atingir ainda mais pessoas que tenham o sonho de estudar fora. Por isso, neste ano, pretende-se realizar 10 encontros online, que ensinam e estimulam o cursista a aplicar para vagas em universidades norte-americanas. Além disso, o curso também contará com mentores que auxiliarão os cursistas a preparar suas aplicações para vagas de pós-graduação em universidades estadunidenses.

 O curso também busca ampliar as oportunidades e estimular a ocupação da comunidade negra em espaços acadêmicos, debatendo temas como testes de proficiência em língua inglesa, formas de financiamento, carreira e outros. A iniciativa é uma realização de Kilomba Collective, Instituto Mancala, Uneafro Brasil e Coalizão Negra por Direitos.

 

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Projeto ‘Lélia Gonzalez Vive’ lança Amefricanifesto no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2116.jpg” title_text=”jid2116″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default” text_font_size=”17px” text_orientation=”justified”]

Honrando o legado deixado por Lélia Gonzalez, nós, do projeto ‘Lélia Gonzalez Vive’, convocamos mulheres negras de todo o país a celebrarem o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), recriando nosso lugar na sociedade brasileira.

Em parceria com organizações e coletivos de mulheres negras, criamos o Amefricanifesto para demonstrar nossa indignação diante do racismo e do machismo estrutural e estruturante do nosso país, e valorizar nossas lutas pela igualdade, um manifesto colaborativo e artístico.

A partir do dia 20 de julho, o Amefricanifesto ganha espaço nas redes e nas ruas, ilustrando o exercício coletivo de reimaginação. É urgente que mais mulheres negras tomem consciência do lugar que ocupam e daqueles que poderiam ocupar.

No dia 25, o Amefricanifesto será divulgado ao público pela primeira vez em múltiplos canais: no site oficial da campanha (bit.ly/amefricanifesto), na programação do Festival Latinidades, em um evento aberto ao público em Brasília (Infinu, 506 Sul), por meio de uma convocatória a artistas com o apoio do Design Ativista e também nas redes sociais do projeto e de organizações parceiras.

A iniciativa tem apoio do Movimento Negro Unificado (MNU), Mulheres Negras Decidem (MND), A Tenda das Candidatas, Instituto Afrolatinas, Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Uneafro Brasil, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Design Ativista, Editora Zahar e Infinu – Comunidade Criativa.

Informações:

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Mulheres em Luta:

Jeanne Vittor

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Entrevista: Caio Chagas

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“Jee”, como é conhecida pelos alunos, é professora de Geografia do Brasil no Núcleo Virtual da Uneafro Brasil e estudante de Bacharel em Geografia na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Atua como ativista e pesquisadora do racismo ambiental e é diretora de permanência do Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD.

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Como você conheceu a Uneafro?

Jee:

Meu processo de introdução na Uneafro se deu através do cursinho Mabel Assis, em Guarulhos, pelo coordenador Maurício D’ Melo. E através das reuniões com o cursinho, eu soube do Núcleo Virtual e vi que era um espaço onde eu poderia desenvolver a minha vontade de atuar na educação popular, mesmo à distância, pois, hoje, vivo no Centro-Oeste. Comecei a atuar no início de 2021.

Como está sendo a sua experiência?

Jee: Para mim, está sendo uma experiência muito gostosa de compartilhar e ser construída, essa relação com os e as alunas é muito acolhedora, sou uma das professoras preferidas deles.

Acredito que essa vontade que tenho vem da minha relação de recém-saída de um cursinho popular, isso, para mim, ainda é muito presente, então, tudo o que eu passei naquela época, hoje, eu tento ensinar a eles. O Núcleo Virtual me deu uma revigorada durante a pandemia.

Como está sendo para você conciliar os estudos, pesquisa acadêmica e aulas no Núcleo?

Jee: Eu tenho visto de maneira positiva, a qualidade das aulas sempre coloco em primeiro lugar. Eu aprendo na Universidade e já encaminho para os e as alunas. Se eu ainda não tive a matéria que vou ensinar, eu vou atrás para aprender e, nesse processo, também me preparo para a Universidade.

O ensino remoto da minha própria graduação, que são 7 disciplinas, e a preparação para o COPENE ocupam uma parte do tempo, mas sempre consigo desenvolver as aulas nos finais de semana.

Acompanho bem de perto a vida dos estudantes, e isso tem sido prioridade para mim por entender a importância de outras Jeannes que vão sair da Uneafro estarem nesse lugar que eu estou hoje.

Qual você acha que é o principal impacto do racismo ambiental na vida da população negra?

Jee: Eu vejo duas questões muito importantes que se relacionam com o racismo ambiental na pandemia, são elas: o desmatamento e a ausência de saneamento básico. O racismo ambiental é uma acentuação do racismo estrutural que a gente já conhece. Então, analisamos o processo de injustiças ambientais e tratamos elas sob uma ótica racializada. Prefiro ainda usar o termo “Racismo Socioambiental”, por também envolver as relações sociais que se perpetuam nessa relação com os espaços.

Desde o ano passado, a gente tem visto o desmatamento que afeta diretamente a vida de pessoas que sobrevivem dos biomas, tanto na questão da moradia, com a desapropriação dos espaços, principalmente dos povos pretos, das periferias, dos quilombos, dos assentamentos; quanto na questão da sua garantia de alimento e renda. Ao serem afastadas, expulsas ou perderem suas terras, essas pessoas não têm, muitas vezes, como sobreviver.

 A segunda questão, que é a do acesso ao saneamento, é uma das principais questões do racismo ambiental. Com a chegada da pandemia, a gente vê de maneira ainda mais preocupante esse sofrimento. Um dos principais cuidados que a gente tem que ter na pandemia é o da higiene, que depende do acesso direto à água. Água que usamos para comer, para lavar as mãos, lavar as roupas, as máscaras, e a gente está falando de uma população que ainda não tem acesso a isso. Ainda hoje, na cidade de São Paulo, existem pessoas que não têm acesso à água potável e à rede de esgoto. Se eu for analisar a cor dessas pessoas, posso te garantir que a maioria são pessoas pretas.

Enquanto pesquisadora acadêmica, como você observa o desmonte feito no Ensino Superior?

Jee: O impacto é semelhante ao racismo ambiental, esse desgoverno fala de descontingenciamento, mas todo mundo sabe que são cortes. Em 2016, a bolsa de pesquisa oferecida era de R$ 400 e, hoje, em 2021, essa bolsa ainda continua sendo de R$ 400. O que me desmotiva é a falta de credibilidade e investimento na ciência. A questão das bolsas é muito complicada, eu não tenho remuneração nenhuma e luto para me manter nela porque sei do impacto que a minha graduação tem enquanto retorno para a sociedade.

Quando a gente pega os 3 pilares da Educação Superior: o ensino, a extensão e a pesquisa, eu cumpro todos esses quesitos. Quando analiso a minha graduação em relação ao ensino, eu estou na cobrança da qualidade do que é ofertado e do cumprimento do calendário na minha Universidade; já na extensão, o retorno que eu entrego para a sociedade é o de passar para frente todos os meus conhecimentos sobre racismo ambiental, ensino de maneira acessível, menos acadêmica, desenvolvo aulas através de lives, rodas de conversa; e, por fim, na realização da pesquisa, que é tão importante, mas que é a parte que mais me desgasta, é algo que tem muito valor para o país, porém, não tenho investimento de bolsas em minha pesquisa e, durante muito tempo, fiquei sem orientação nenhuma. Esse é o cenário de lutar em meio às adversidades e, ainda sim, querer dar um retorno para a sociedade.

Quais são os outros impactos da ausência de investimento em pesquisa?

Jee: Mesmo com uma pandemia, uma grave crise de saúde, as pessoas não conseguem enxergar a necessidade de investimento em pesquisa. Não só sobre as causas, mas sobre a prevenção também. Investir em pesquisa é investir em nossas cidades, é investir no planejamento urbano, na melhora da qualidade de vida. São essas coisas que vão proporcionar cada vez mais trabalhos que possam contribuir com a sociedade.

Como a sua identidade influencia nesse processo de troca de aprendizados?

Jee: Um dos momentos mais especiais desse processo de aprendizado eu vivenciei aqui na Uneafro quando um aluno que até então utilizava o seu nome civil feminino, mas que conversava comigo sobre questões de transição. Então, essa interação veio através do meio de um processo de aprendizagem, isso, para mim, é muito valoroso. Se ele se vê em mim, em um espaço de educação, como professora, é algo muito importante. Se eu não puder ter essa representatividade na minha universidade, que eu me torne ela. E esse aluno me mostrou muito dessa representatividade que eu sempre busquei nesse processo.

Qual recado você daria para os seus alunos que estão passando por dificuldade nos estudos nesse momento?

Jee: Uma pessoa preta e periférica nunca entra na universidade sozinha, ela leva consigo a história de tantas outras pessoas junto. Os meus alunos e alunas vão levar com eles suas histórias e suas construções, vocês não estão sozinhas e sozinhos. O corpo de vocês é uma extensão de todo mundo que não conseguiu chegar até lá.

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LGBTQIA+ pelo “Fora, Bolsonaro: Nem de bala, nem de fome, nem de Covid!”

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Por: Caio Chagas

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/06/Imagem8.jpg” title_text=”Imagem8″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default” text_font_size=”17px” text_orientation=”justified”]

O dia 16 de junho ficou marcado pela data que o Brasil atingiu a triste marca de 500 mil mortos e também pelas centenas de milhares de pessoas que ocuparam as ruas em todas as capitais para gritar “Fora, Bolsonaro”. Na cidade de São Paulo, a concentração na Avenida Paulista ocupou nove quarteirões das duas faixas da avenida. Em meio à lentidão da vacinação e do aumento das desigualdades, a população negra e LGBTQIA+ segue morrendo de um outro vírus, o da necropolítica. Em sua fala durante o ato, a vereadora Erika Hilton destacou a importância das mobilizações organizadas pela garantia da vida. “O governo Bolsonaro representa a política das capitanias hereditárias, a política colonialista, a política de morte, mas o brasileiro é um povo de vida, um povo de construção. Quem vai derrubar esse governo é aquilo que eles mais odeiam, as mulheres, a população negra e as LGBTQIA+”, concluiu.

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com base nos dados do SUS entre 2015 e 2017, mostram 24.564 notificações registradas de agressão contra a população LGBTQIA+ no período, o que expõe uma média de mais de 22 notificações diárias, ou seja, quase a cada hora. O país também segue como líder mundial em assassinatos a pessoas trans por 13 anos consecutivos. Segundo o relatório da ANTRA, em 2020, foram contabilizados 175 assassinatos de pessoas trans e travestis. Para Débora Dias, covereadora da mandata Quilombo Periférico, se posicionar contra Bolsonaro e lutar pela existência dos grupos minorizados “Ser LGBTQIA+ e se posicionar contra o governo Bolsonaro é diretamente defender a nossa vida, o nosso direito de existir, o bem viver e poder livremente vivenciar as nossas subjetividades”.

Débora Dias durante as manifestações pelo “Fora, Bolsonaro”  | Foto: Caio Chagas

 

Débora alerta que há um avanço das pautas conservadoras também no âmbito municipal, como a PL 813/2019 do vereador Rinaldi Digilio (PSL) que inclui no calendário municipal a Semana ‘Escolhi Esperar’, sugerindo a abstinência sexual como política pública de prevenção à gravidez precoce nas escolas. “Essa proposta está alinhada com o Ministério de Damares Alves, uma política que diz que protege a nossa juventude, mas é uma justificativa para controlar os nossos corpos”, finaliza.

Os ataques políticos contra a população também se deram na política estadual, reforça Lúcia Castro, ativista na luta pelos Direitos Humanos, LGBTQIA+, Cultura, Mulheres e Movimento Negro. Para ela, a comunidade LGBTQIA+ tem entendido que se não ocupar esses espaços vai continuar sofrendo violências e retrocessos, é um número muito ínfimo com relação à paridade representativa que a sociedade tem”.

Fazendo alusão ao Projeto de Lei 504/2020, criado pela deputada estadual Marta Costa (PSD) – que propunha a proibição de publicidade de materiais que contenham alusão a orientações sexuais e a movimentos de diversidade sexual relacionados a crianças e adolescentes, alegando que a população LGBTQIA+ poderia influenciar negativamente o comportamento da juventude – Lúcia reitera, “e aí a gente vê Janaína Paschoal (PSL) endossando essa proposta para aprovação com emendas e verbas. Esse exemplo põe em alerta a nossa representação em espaços já consolidados”.

O número de candidatos LGBTQIA+ na eleição de 2020 foi o maior já registrado, com 502 postulantes, dos quais 83 foram eleitos, segundo levantamento do movimento #VoteLGBT. A retirada de pauta do projeto se deu após Erica Malunguinho (PSOL) apresentar uma emenda ao texto, para que seja vedada a alusão de materiais que façam alusão a drogas, sexo e violências explícitas, e não a presença de LGBTQIA+. “Em todos os partidos, independente da ideologia, colocam a nossa identidade LGBTQIA+ com o sentido de preencher cotas e, nesse sentido, não potencializam financeiramente para que possamos competir em pé de igualdade com os caciques dos partidos”, completou Castro.

Lúcia Castro, militante LGBTQIA+, de direitos humanos e por igualdade racial  | Foto: Reprodução Instagram

 

Para ela, a ausência de especificações de identidade de gênero e a orientação sexual no CENSO levam a uma vulnerabilidade maior na comunidade Queer. “Se a gente não consegue ter um recorte da porcentagem da população que é gay, lésbica, bissexual, não binárie, intersexo ou transexual, como serão feitas políticas públicas para essa população?”, a ausência de dados científicos é uma agenda do governo Bolsonaro, aponta. “A gente sabe porque Bolsonaro não deixou orçamento para o CENSO. A sociedade é marginalizada pelo Presidente da República, ele destila ódio contra a maioria da população. Ele se elegeu com o ódio direto para os corpos negros, para os corpos LGBTs e para os corpos das mulheres”.

Lúcia expõe a realidade de preconceitos dentro da própria comunidade LGBTQIA+. “A gente vê comunidades com preconceitos com relação ao racismo, não reconhecendo pessoas negras nesses processos da sociedade, e fazendo piadas racistas. Precisamos cruzar essas informações e formar para dentro da comunidade também”, da mesma forma, ela aponta que “uma família negra vai acolher os seus quando sofrerem racismo, somos unidos pela doloridade causada pelo racismo, mas quando a orientação desse indivíduo é descoberta, ele vai para a rua”.

Finalizando, a ativista reforçou que a transformação virá da conscientização. “As pessoas naturalizaram que bater em homossexual é normal, quem elegeu Bolsonaro é quem colocou as pessoas LGBTs para fora de casa devido a sua orientação, é quem impediu que pessoas trans ou travestis participassem da ceia de Natal. Se a gente quer falar em derrotar Bolsonaro, a gente tem que conscientizar essas pessoas sobre  o quanto isso é errado”.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ module_id=”uneafro_na_rua” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(0,0,0,0)”][et_pb_row _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(0,0,0,0)”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/04/uneafro_na_rua.jpg” title_text=”uneafro_na_rua” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row column_structure=”1_2,1_2″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2108.jpg” title_text=”jid2108″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2110.jpg” title_text=”jid2110″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2113.jpg” title_text=”jid2113″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2109.jpg” title_text=”jid2109″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2112.jpg” title_text=”jid2112″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2114.jpg” title_text=”jid2114″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/07/jid2111.jpg” title_text=”jid2111″ align=”center” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ module_id=”editoria_de_cultura” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://uneafro.quijaua.net.br/wp-content/uploads/2021/04/Ativo-16.png” title_text=”Ativo 16″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row disabled_on=”on|on|on” _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default” background_color=”#f4f4f4″ disabled=”on”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.3″ _module_preset=”default”]

Poesia: ainda ecoando os tambores

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Filósofa, antropóloga, professora, escritora, militante do movimento negro e feminista precursora, Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, com atuação decisiva na luta contra o racismo estrutural e na articulação das relações entre gênero e raça em nossa sociedade.

 Com organização de Flavia Rios e Márcia Lima, Por um feminismo afro-latino-americano reúne, em um só volume, um panorama amplo da obra dessa pensadora tão múltipla quanto engajada. São textos produzidos durante um período efervescente que compreende quase duas décadas de história ― de 1979 a 1994 ― e que marca os anseios democráticos do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe. Além dos ensaios já consagrados, fazem parte desse legado artigos de Lélia que saíram na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos, como a carta endereçada ao Chacrinha, o Velho Guerreiro. O livro traz ainda uma introdução crítica e cronologia da vida e obra da autora.

 Irreverente, interseccional, decolonial, polifônica, erudita e, ao mesmo tempo, popular, Lélia Gonzalez transitava da filosofia às ciências sociais, da psicanálise ao samba e aos terreiros de candomblé. Deu voz ao pretuguês, cunhou a categoria de amefricanidade, universalizou-se. Tornou-se um ícone para o feminismo negro.

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De 01.05.21 a 08.11.21

A Pinacoteca de São Paulo, através da exposição ‘Enciclopédia Negra’, torna pública as 103 obras realizadas por artistas contemporâneos para um livro homônimo de autoria dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras. A mostra é um desdobramento da publicação e também se conecta com a nova apresentação da coleção do museu que se apoia em questionamentos contemporâneos e reverbera narrativas mais inclusivas e diversas. No livro, estão reunidas as biografias de mais de 550 personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. Muitos desses personagens tiveram as suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas. Para interromper essa invisibilidade, 36 artistas contemporâneos foram convidados a produzir retratos dos biografados.

A exposição ‘Enciclopédia Negra’ apresenta todos os 103 trabalhos inéditos, sendo que alguns deles já fizeram parte do caderno de imagens do livro. As obras especialmente produzidas para o projeto foram doadas ao museu pelos artistas e integrarão a coleção da Pinacoteca de São Paulo, criando uma importante intervenção no que diz respeito à busca por maior representatividade. Diferente da organização alfabética da publicação, a mostra está dividida em 6 núcleos temáticos: rebeldes; personagens atlânticos; protagonistas negras; artes e ofícios; projetos de liberdade; e religiosidades e ancestralidades. Esses núcleos misturam biografias de tempos históricos diversos, nas quais ressaltam aspectos em comum. Há registros de quem liderou movimentos de resistência, negociou condições de emprego e de vida, das mulheres que tiveram de ser separadas de seus filhos, das que, com seus trabalhos, conseguiram comprar as alforrias, dos mestres curandeiros, dos professores, advogados, artistas, entre outros.

Imagem: “Justina Maria Do Espírito Santo” e “Liberata”, de Michel Sena7

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Você é professor ou aluno da UNEafro, é da quebrada, curte e faz arte negra e periférica? Dê um salve!

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Mande um e-mail para jornaldauneafro@gmail.com e mande seu trabalho aqui para toda a nossa comunidade ver!

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É com imensa tristeza que a Uneafro Brasil informa o falecimento do nosso irmão Thiago Marcelino, 39 anos, companheiro da nossa irmã Luana Vieira, coordenadora do Núcleo Pagode Na Disciplina, no Jardim Miriam, Zona Sul, uma das regiões com maior população negra da cidade de São Paulo.

Durante todo o período de pandemia estavam juntos na linha de frente das entregas de cestas básicas para as famílias do território e no preparo de comida para a montagem de marmitas entregues todos os dias, de segunda a segunda. Foi lá também que Thiago construiu sua vida, criou seus filhos e edificou a sua comunidade de samba que, há quase 6 anos, traz alegria e lazer para todos que ali vivem. Assim, perdemos não apenas um companheiro de linha de frente no combate à Covid-19 no Brasil, mas também um pai, um marido, um amigo, um irmão, militante do movimento negro, músico e sambista.

Thiago foi um dos idealizadores do Pagode na Disciplina, comunidade de samba em que tocava pandeiro. Antes da pandemia, o samba acontecia no último domingo de cada mês e reunia centenas de pessoas na rua da zona sul de São Paulo. Com os instrumentos silenciados, o samba continua ajudando a quebrada, aquela que dividia a rua com o samba, todos os domingos. Esse espaço de referência também é biblioteca, cursinho comunitário da Uneafro Brasil para ingresso de jovens na universidade e uma imensa família, aquela que nasce e perdura em nome do samba.

Agradecemos ao Thiago por sua luta incansável pela alegria do partido alto e por ajudar milhares de famílias negras e periféricas. Toda solidariedade à comunidade Pagode na Disciplina e à sua família, que é nossa também, todo o nosso amor e amizade eterna. Descanse em paz, companheiro.

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Núcleo Virtual

Para tentar atender nossos alunos durante a pandemia, a UNEafro está lançando um Núcleo Virtual que deve começar suas atividades na primeira semana de junho.

Professores de diversos núcleos se juntaram para produzir material e ajudar os alunos nas atividades em um espaço virtual.

Enquanto seguimos tentando adiar o ENEM, fazemos também o possível para preparar os alunos de ensino médio nas periferias.

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Colabore Conosco

A principal missão da UNEafro é tirar o corpo negro e pobre da linha do tiro, do contingente encarcerado pelo estado, da fila do hospital e dos números das estatísticas da violência. Para isso, desenvolve ações que buscam oferecer oportunidades de estudo e trabalho em comunidades negras e pobres.

Você pode fazer parte e ser responsável por esse importante trabalho. Doe!

Banco do Brasil
Agência: 4054-1 | CC: 285.078-8
Em nome da Associação Franciscana DDFP
CNPJ: 11.140.583/0001-72

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Expediente: Edição: Caio Chagas, Jéssica Ferreira | Diagramação: Gabriela Bosshard | Revisão: Renata Toni | Contato: jornaldauneafro@gmail.com

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